-
Arquitetos: Carlos Castanheira, Álvaro Siza Vieira
- Área: 72 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:C.K.L.
Descrição enviada pela equipe de projeto. Não é necessário jogar golfe para projetar os edifícios necessários à sua prática.
Mas é preciso perceber as funções, os hábitos, algumas regras e as necessidades e expectativas do cliente e praticantes. Há que visitar o lugar.
Com esta informação se inicia a primeiro passo do projeto. É como dar um salto no vazio, mas bem preparados e munidos das nossas ferramentas de profissional.
Papel, lápis, borracha, lápis de cor, imagens do local, uma maqueta do estado atual do lugar e uma dose generosa de optimismo.
Vão surgindo hipóteses que são imediatamente testadas. Umas que dão esperança de continuidade, outras que morrem à nascença. Foge-se do óbvio, inimigo do processo de projetar. Castrante.
Montam-se pequenas e toscas maquetas. O processo seletivo é continuo e, por vezes, há a necessidade de retroceder.
Escolhe-se. É necessário o consenso comum. Há que desenvolver e testar. Com maquetas e todos os utensílios a que conseguimos deitar mão.
A função domina. A morfologia completa. Quando pronto, até parece óbvio.
O pequeno edifício Tea House do Taifong Golf Course é uma paragem para repouso e rápido alimento. É isso e somente isso. Uma resposta da arquitetura à pretendida e desejada função.